RSS

Alcoólicos Anónimos ou AA?

Alcoólicos Anónimos ou AA?

Os Alcoólicos Anónimo ou AA são uma comunidade, com carácter voluntário, de homens e mulheres que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas e compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
 
Sem proibir qualquer religião estas irmandades acreditam muito em deus, é nele que esperam uma força maior para os ajudar e entregam-se em completo a ele. No elenco das determinações do AA está a  Prece da Serenidade.
 
A comunidade incorporou muitos princípios de diversas religiões, recebe pessoas de todas as doutrinas.
Sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente, não aceitando financiamento proveniente de fora da própria Irmandade.

Como se iniciaram os Alcoólicos Anónimos ou AA?

Estes grupos autónomos que surgiram inicialmente nos Estados Unidos da América tiveram a sua raiz quando em 1935 um corrector da bolsa de Nova Iorque e um cirurgião de Ohio com um grave problema de alcoolismo decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem eles próprios sóbrios. Eventualmente os AA difundiram-se por todo o globo.
criadores do AA

Qual a sua filosofia?

A filosofia que está por trás dos Alcoólicos Anónimos (AA) vem do budismo, que ensinava a viver cada dia, nem remoendo o passado, que não volta mais, nem se preocupando com o futuro, que ainda não chegou. A noção de Deus como o Agora Eterno não influenciado pelas vicissitudes, de Santo Agostinho, também é um modelo para os seus fundadores.

O que se consideram?

Os Alcoólicos Anónimos consideram-se não curados, pois uma única dose pode ocasionar a perda de um trabalho de vários anos de abstinência da bebida. É como diz o ditado: “Uma dose já é demais e cem não são suficientes”.

O que é importante?

Admitir que são impotentes perante o álcool, que tinham perdido o domínio sobre suas vidas e ter vontade de parar de ultrapassar este problema que é beber em excesso.

Necessário para se ser membro?

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas. Somos auto-suficientes pelas nossas próprias contribuições.AA não está ligado a nenhuma seita, religião, instituição política ou organização; não se envolve em qualquer polémica, não subscreve nem combate quaisquer causas.
O nosso propósito primário é mantermos-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.

Distritos:

Aveiro   
Beja
Braga
Coimbra
Évora
Faro
Leiria
Lisboa
Porto
Santarém
Setúbal
Viana do Castelo

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: