RSS

Começar a beber?

Com que idade se começa a beber?

Tudo começa numa festa, ou com os amigos da rua.

A adolescência é uma fase de instablidade e vulnerabilidade, na qual os jovens sentem-se incompreendidos. Buscam identificação com o grupo, acabam a beber apenas porque os outros também o fazem.
Mas a insegurança faz parte da idade, o que leva os jovens a imitar os amigos. Querem ser iguais ao resto do grupo.

A idade da primeira bebida alcoólica (13-15 anos), a idade da primeira intoxicação (15-17 anos) e a idade do primeiro problema relacionado ao consumo de álcool (16-22 anos). A incidência é maior entre os mais jovens, especialmente na faixa etária dos 18 aos 29 anos, declinando com a idade.

Adolescentes de 15 a 16 anos que se embebedam pelo menos 100 vezes na vida possuem um desempenho  pior em testes de memória do que seus equivalentes sóbrios.

Dos adultos que começaram a beber antes dos 14 anos, 47% se tornaram dependentes; entre os que iniciaram o consumo a partir dos 21 anos, o porcentual de dependência foi de 9%.
Mais de 60% dos jovens de ambos os sexos de 12-16 anos e mais de 70% com mais de 16 anos consomem regularmente bebidas álcoolicas (cerveja, shots);
Cerca de  40% (masculino e 10% (femenino) dos internamentos em Hospitais, encontram-se relacionados com o consumo excessivo de ácool.

O problema é que quando percebem que a bebida, a timidez e outros tipos de sentimentos, então acabam recorrendo a ela (bebida) em variadas situações.
Como muitos não estão acostumados, desconhecem seus limites o que leva a situações por vezes graves.

Quando os problemas acontecem, não há pai nem mãe preparado para enfrentá-lo. Muitas das vezes os pais não reagem da melhor forma, devendo ser ao contrário, os pais devem ter calma e esperar pelo dia seguinte, para falar com os filhos.

A razão pode ser apenas uma explosão de rebeldia, própria dos adolescentes, ou uma tentativa de diminuir a angústia, que é muito forte nesta época. O alcoolismo é uma doença crónica, mas demora a mostrar efeitos secundários, o que leva a que os adolescentes achem que o álcool não é nocivo.
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: