RSS

Quanto álcool bebem os Portugueses por ano?

Quanto bebem os Portugueses por ano?

Os portugueses bebem 2 800 000 milhões de litros de bebidas alcoólicas por dia, logo inserem 1 022 000 000 milhões de litros por ano.
 
Em 2010, cada português com mais de 15 anos bebeu em média 115 litros de álcool. A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida em Portugal, seguida do vinho e das  bebidas espirituosas (são bebidas obtidas a partir de matérias-primas e  também obtidas a partir de qualquer matéria-prima agrícola).

As categorias de bebidas espirituosas são:

Bebidas obtidas a partir de matérias-primas:«rum», «whisky ou whiskey», «aguardente de cereais», «aguardente vínica», «Brandy ou Weinbrand», «aguardente bagaceira ou bagaço de uva», «aguardente de bagaço de frutos», «aguardente de uva seca ou raisin brandy», «aguardente de frutos», «aguardente de sidra e aguardente de perada», «aguardente de mel», «Hefebrand ou aguardente de borras», «Bierbrand ou eau-de-vie de bière», «Topinambur ou aguardente de topinambos»;

Bebidas obtidas a partir de qualquer matéria-prima agrícola: «Vodka»,  «aguardente de fruto obtida por maceração e destilação», «Geist», «Genciana», «bebida espirituosa zimbrada», «Gin», «Gin destilado», «London gin», «bebida espirituosa com alcaravia», «akvavit ou aquavit», «bebidas espirituosas anisadas», «Pastis», «Pastis de Marseille», «Anis», «anis destilado», «bebida espirituosa com sabor amargo ou bitter», «Vodka aromatizado», «Licor», «Crème de (fruto ou outra matéria-prima)», «Crème de cassis», «Guignolet», «Punch au rhum», «Sloe gin», «Sambuca», «Maraschino, marrasquino ou maraskino», «Nocino», «licor à base de ovos ou advocaat, avocat ou advokat», «licor de ovos», «Mistrà», «Väkevä glögi ou spritglögg», «Berenburg ou beerenburg», «Néctar de mel ou de hidromel».

Portugal depois de já ter liderado a lista dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas do mundo, ocupa agora o sétimo lugar, dizem os últimos dados da World Drink Trend.
 
No entanto, há cada vez mais jovens a abusar do álcool.
À frente do vinho, dos licores e das bebidas espirituosas, a cerveja vence em número de litros consumidos pelos portugueses.
 
Há uma tendência geral para a descida no consumo de álcool, mas, no que diz respeito à cerveja, a quebra é acentuada porque há 3 anos viveu-se o fenómeno do campeonato europeu de futebol no País, o que fez vender muitos milhões de litros de cerveja.
Em Portugal o consumo de álcool per-capita (por pessoa) é dos mais elevados do mundo, cerca de 9.6 Litros de álcool puro, encontrando-se no 8º lugar do ranking mundial; o 4º a nível de consumo de vinho (42 Litros/ano); o 23º a nível de consumo de cerveja (58.7 Litros); e o 31º a nível de consumo de bebidas espirituosas (1.4 Litros).
 
O álcool também pode provocar a morte quando o abuso é excessivo, a maior parte das mortes são directamente ligadas ou associadas ao uso da bebida  que ocorre na faixa etária entre 30 e 59 anos, sobretudo entre homens.
 
Mas a pesquisa mostra que as mortes relacionadas ao álcool ocorre em todas as faixas etárias. Incluindo crianças e jovens. No período analisado, por exemplo, foram confirmados seis mortes por envenenamento por álcool entre 0 e 4 anos.
 
Na faixa entre 5 e 9 anos também ocorreram outras seis mortes por essa causa. Entre 2000 e 2006, 271 crianças e jovens entre 0 e 19 anos morreram por causa da bebida – 231, entre 15 e 19 anos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: