RSS

Coragem de admitir que são alcoólicos?

Será que os alcoólicos têm coragem de admitir que são alcoólicos?  Se não porquê?

A maioria deles não, devido a problemas familiares.
Pensamentos de um alcoólico.
A cada dia que passa torna-se mais comum recorrer-se a fórmulas artificiais e ilusórias como uma tentativa frustrada à resolução das questões do dia-a-dia, aparentemente sem solução.Problemas que podem ser resolvidos internamente, sem a necessidade de qualquer tipo de substâncias, vejamos então como podemos encarar a prevenção do alcoolismo numa vertente meramente emocional e de cura interna.

A tendência do abuso de substâncias resume-se a uma fuga da pessoa à resolução das suas questões internas. Medos, bloqueios e frustrações às quais a pessoa não consegue encontrar respostas imediatas e a única solução que pensa ser válida é a fuga para estados alterados de consciência recorrendo a substâncias como o álcool e as drogas.

O consumo de álcool contribui mais do que qualquer outro factor de risco para a ocorrência de acidentes domésticos, laborais e de condução, violência, abusos e negligência infantil, conflitos familiares, incapacidade prematura e morte. Relaciona-se com o surgimento e/ou desenvolvimento de numerosos problemas ou doenças agudas e crónicas de carácter físico, psicológico e social, constituindo, por isso, um importante problema de saúde pública.

Os hábitos de consumo diferem sensivelmente entre homens e mulheres, mas os homens consomem mais. No entanto, a idade de início do consumo é cada vez mais precoce e assiste-se ao aumento do consumo nos jovens e nas mulheres.

Muitos factores contribuem para o desenvolvimento dos problemas relacionados com o álcool como sejam o desconhecimento dos limites aceitáveis quando se consome e dos riscos associados ao consumo excessivo.
 
Um dos benefícios de ser feita a detecção precoce é o facto de os indivíduos que não são dependentes do álcool poderem parar ou reduzir os seus consumos de álcool com adequada intervenção, a qual deverá ser feita pelo seu médico assistente.
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: